Quanto custa um implante dentário? Uma das primeiras perguntas que alguém faz quando pensa na possibilidade de realizar um implante é: Quanto custa um impla
Quanto custa um implante dentário?
11 de junho de 2016
Dr Fausto na TV Boas Novas
Dr Fausto na TV Boas Novas
26 de outubro de 2017
Mostrar tudo

Tratamento de Canal

Tratamento de Canal

Tratamento de Canal

O tratamento de canal nos dentes é feito quando a polpa está infeccionada ou até mesmo morta. A polpa é um tecido que produz a dentina, material que forma a maior parte do dente. Ela pode infeccionar por causa de uma cárie profunda, fratura ou trinca no dente que permita a penetração de bactérias.

Como é feito

2- O dentista começa o trabalho usando instrumentos tradicionais, como a broca, para abrir um buraco no dente e ter acesso à polpa. Mesmo com a abertura, ele não enxerga todo o espaço em que vai atuar. Por isso, são tiradas várias radiografias para o dentista ir se guiando e não “passar do ponto” – atingindo a gengiva, por exemplo.

Tratamento de Canal

3- Com um instrumento chamado lima, a polpa é retirada. Depois disso, toda a cavidade ocupada por ela e os canais por onde passam os vasos sanguíneos que a alimentam são raspados e desinfetados. Sem a polpa, o dente não cresce mais. Por isso, os dentistas evitam tirar toda a polpa em crianças, arrancando apenas a parte infectada.

4- Para verificar se tudo foi de fato eliminado, o dentista tira mais radiografias. É que, se restar algum tecido infectado, as bactérias podem rapidamente se multiplicar e recomeçar a infecção. Se estiver tudo ok, o canal aberto dentro do dente é preenchido com cimento odontológico – material muitas vezes à base de hidróxido de cálcio.

5- Na etapa final é tapado o buraco na coroa, a parte mais externa do dente. A coroa é fechada com uma resina. Depois do tratamento, o dente perde a sensibilidade, pois é a polpa que abriga os nervos. Ainda assim, o paciente pode sentir levemente movimentos no local, pois a região que circunda as raízes não é afetada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *